Mensagem do Presidente da APA
  • Sep 25 2018

Mensagem do Presidente da APA

Enquanto presidente da Associação de Patinagem do Alentejo (a caminho de se designar Associação da Patinagem do Alentejo e Algarve) quero fazer-vos chegar esta mensagem em nome da Direcção, para salientar junto de todos, que mantemos bem presente, enquanto Direcção, a nossa missão;

  • Fomentar e organizar a formação desportiva de atletas e a sua competição.

  • Criar condições de formação e actualização dos conhecimentos técnicos, para todos os agentes desportivos em geral.

  • Promover e divulgar a patinagem na nossa região, levando todas as disciplinas ao conhecimento de novos públicos e locais.

  • Promover o desporto em geral, e os seus princípios junto das populações da nossa vasta região.

 

É por isso que a Direcção tem dedicado atenção, no período que leva de trabalho, em assegurar quadros competitivos adequados, nas várias disciplinas, com modelos e dinâmicas adaptadas para cada um dos diferentes níveis de desenvolvimento dos atletas, em reforçar o trabalho de selecções regionais com projectos para todas as disciplinas, em promover diferentes acções de formação para reciclagem de juízes, árbitros e técnicos, e em desenvolver projectos para a promoção da patinagem junto do meio escolar e dos locais onde a prática da patinagem não é regular.

As dificuldades são de várias ordens, mas comum a todas as disciplinas estão, a formação e reciclagem de técnicos, a captação, formação e reciclagem de árbitros e juízes, a disponibilidade dos equipamentos desportivos adequados á pratica da patinagem, e nestas áreas têm sido colocados os meios possíveis para dar a volta ás situações, assegurando as actividades regulares da Associação e dos clubes associados.

Transversais, também são as limitações financeiras, que obrigam a uma cuidada e rigorosa gestão da tesouraria, de forma a permitir atingir estes objectivos com os parcos recursos disponíveis.

Continuamos e continuaremos empenhados em assegurar e em melhorar a actividade regular em todas estas áreas.

Alem disto, a Associação definiu como estratégico promover a patinagem junto de novos públicos, seja novos públicos para as disciplinas tradicionais (hóquei, velocidade, artística), seja com as novas disciplinas (freestyle, skating) junto de todos os públicos.

Também está considerado estratégico alargar a base de captação e conseguir aumentar o número de praticantes especialmente nos jovens em idade de início de actividade desportiva.

Para isso são importantes todas as acções que permitam a divulgação e promoção, e ter sempre o foco na abertura a novos praticantes e a atracção dirigida a esses novos praticantes.

As acções devem envolver os meios escolares e as autarquias, pondo mesmo os jovens em contacto com a modalidade (nas várias disciplinas), a assistir e a experimentar, sempre que possível.

Para isso contribuiu a articulação com clubes nossos associados, tendo sido possível desenvolver vários eventos e projectos que dão projecção á patinagem como desporto, e que podem ter contribuído ou vir a contribuir para a atracção de jovens, para o mundo da patinagem.

Deixo abaixo alguns exemplos dos eventos que já apoiamos, ou levamos a cabo, com vista a uma maior promoção e divulgação da patinagem, com os objectivos e princípios atrás enunciados

 

  • Realização em Portugal, numa organização do Roller Lagos Clube de Patinagem, do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade em 2017.

  • Realização em Évora, numa organização da APA com os clubes da cidade, Grupo Desportivo Diana e Grupo Desportivo e Recreativo Canaviais, do Dia da Patinagem (várias disciplinas, hóquei, artística, freestyle, skate) em 2018.

  • Realização em Estremoz, numa organização da APA com apoio do Clube de Futebol de Estremoz, do Interassociações Feminino - Hóquei sub15 em 2018.

  • Realização em Faro, numa organização do Real Amizade Farense do Campeonato Nacional de Patinagem Artística (Patinagem Livre) e Torneio Nacional de Benjamins em 2018.

  • Realização em Portimão, numa organização conjunta da APA com a Associação Nacional de Clubes de Patinagem, da Elite Cup (hóquei em patins 1º divisão)) em 2018 e em 2019.

  • Realização em Faro, numa organização da Associação Freestyle IceShow, a que nos associamos e apoiamos, do Meeting Nacional do Patinagem Inline em 2018

Seguimos, como fica claro, uma estratégia de organização de competições regulares, de acções de formação, e de promoção de eventos desportivos pontuais, com objectivos concretos, que temos a convicção irá contribuir para desenvolver e fazer crescer a nossa modalidade e o desporto!

Contamos com todos os agentes desportivos que nos envolvem, clubes, dirigentes, atletas, técnicos, juízes e árbitros, pais e publico, e com as instituições que enquadram a nossa actividade, FPP, IPDJ, Escolas, Ensino Superior e Autarquias, para atingir resultados positivos.